A World Skate anunciou nesta quinta-feira (3) uma idade mínima para participação de atletas em torneios regidos pela federação internacional da modalidade, como Mundial, Pro Tour e os Jogos Olímpicos.
Essa idade será de 11 anos em 2025 e aumentará progressivamente durante o ciclo de Los Angeles, até se estabilizar em 14 anos de 2028 em diante.
Para se ter uma ideia do impacto da mudança, Rayssa Leal, a “Fadinha”, quando conquistou a medalha de prata nos Jogos de Tóquio tinha 13 anos. Ela, inclusive, é a medalhista mais jovem da história do Brasil.
A World Skate explicou que a idade mínima será baseada no ano de nascimento de cada atleta. O exemplo citado pela entidade é de uma pessoa que nasceu em 2014, que será considerada com 11 anos para todos os eventos que estiveram marcados entre o dia 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2025.
De acordo com a regra, os atletas eleitos após 31 de dezembro de 2014 serão removidos do atual Ranking Mundial de Skate a partir de 1º de abril de 2025.
Ainda segundo o documento, para eventos específicos como os Jogos Olímpicos da Juventude, Jogos Pan-Americanos Júnior ou outros que visam apoiar projetos de desenvolvimento, a idade mínima será definida como 12 anos a partir de 2026.