Jakub Mensik conquistou o primeiro título ATP de sua carreira com uma vitória por duplo 7-6 sobre Novak Djokovic na final do Miami Open, neste domingo (30). Mas o jovem tcheco revelou que quase desistiu do torneio devido a uma inflamação no joelho direito.
Pouco antes de sua estreia contra Roberto Bautista Agut, o tenista de 19 anos estava a caminho da sala do árbitro para anunciar sua desistência, mas descobriu que o oficial estava almoçando e, em vez disso, foi à sala do fisioterapeuta.
“Era apenas uma grande inflamação. Eu não conseguia andar, não conseguia correr”, disse Mensik aos repórteres.
“Comecei a tratar, comecei a tomar analgésicos. Nada estava ajudando. No dia do jogo era a mesma coisa… Tentei subir na esteira. Não conseguia me mover. Eu pensei, ‘Ok, bem, é isso. Vou desistir’.
“Eu estava indo para o escritório do árbitro para dizer ‘pessoal, vou desistir’, mas ele estava almoçando. Então, ok, vamos visitar o fisioterapeuta primeiro.”
Mensik disse que o fisioterapeuta trabalhou em seu joelho e considerou que não era um problema sério.
“Eu pensei, ‘ok, vamos tentar mais uma vez. Subi na esteira e era a mesma coisa. Mas superei a dor. Estava sofrendo nesses momentos”, acrescentou Mensik.
“Depois de alguns minutos comecei a sentir um pouco de alívio. Tomei analgésicos diferentes, que ajudaram um pouco. Eu pensei ‘ok, vamos tentar. Faltam 30 minutos para o jogo. Posso andar. Posso correr. Vamos ver’.
“De alguma forma, venci a primeira rodada e basicamente depois tive um dia de folga, o que, claro, para o meu joelho foi muito melhor. Dia após dia o joelho foi melhorando e com isso também meu jogo.”
Mensik esperava que seu título em Miami fosse o primeiro de muitos.
“Ainda tenho 19 anos, então tenho toda a minha carreira pela frente”, acrescentou. “É ótimo ter este (troféu) ao meu lado, mas não se trata apenas de um título, um torneio…
“Estou com fome de mais.”